Com reforma atrasada, área de lazer é alvo de furtos e depredações em Piracicaba
13/08/2025
(Foto: Reprodução) Área de lazer em Piracicaba enfrenta casos de vandalismo durante reforma
A reforma da Área de Lazer do Trabalhador, na Rua do Porto, em Piracicaba (SP), que deveria ter sido concluída em maio deste ano, ainda não foi finalizada. Em meio ao atraso, o local tem sido alvo de furtos e depredações.
Os serviços previstos são melhorarias na pista de skate e construção de sanitários.
Imagens feitas no local pela EPTV, afiliada TV Globo, mostram materiais de construção espalhados pela área e equipes trabalhando.
📲 Participe do canal do g1 Piracicaba no WhatsApp
Tanto a construção do banheiro quanto a reforma da pista de skate estão incompletas. No local, há paredes pichadas.
Na quadra de basquete, há material espalhado e lixo acumulado.
Reforma de área de lazer está atrasada
Edijan Del Santo/ EPTV
O professor Pablo Souza considera que a população também precisa valorizar o espaço, ajudando a cuidar dele.
"A obra pública não é de uma pessoa, né? Então a pessoa que depedra alguma coisa, na verdade, ela tá prejudicando várias outras".
Segundo o mototaxista Rafael Luis de Souza, é necessária a reforma porque crianças brincam e moradores da cidade praticam esportes no local.
O complexo, que conta com quadras de futebol, vôlei, basquete e vestiários, reformados recentemente, não possui vigia, de acordo as pessoas que o frequentam. No vestiário, há pessoas em situação de rua dormindo.
Furtos e depredações
Chuveiros instalados na última reforma foram levados. Nas pias, não há toneiras e parte dos encanamentos foi arrancada. Uma porta foi quebrada e retirada.
Banheiro foi alvo de furtos
Edijan Del Santo/ EPTV
Para a dona de casa Cláudia Menezes, falta consciência à população.
"Ao invés de aproveitar que tá tudo novinho, usar bem aquilo que tá sendo reformado, não. Simplesmente destrói. É vandalismo, né?", lamenta.
O alambrado e a arquibancada do campo, onde um grupo de moradores treina quase todo dia, estão destruídos. Para Douglas Siqueira, um dos integrantes do time, a falta de cuidado da prefeitura permite que as pessoas quebrem e levem itens do local.
O que diz a prefeitura
Em nota, a Prefeitura de Piracicaba afirmou que faz melhorias no espaço toda semana, como manutenção na grama, nas quadras e reparos na iluminação. A administração atualizou o prazo de conclusão da obra para novembro.
Com relação à segurança, a a administração municipal GCM garantiu que intensificará o patrulhamento.
VÍDEOS: tudo sobre Piracicaba e Região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba