Andaime em prédio tombado ocupa calçada na Zona Oeste de SP há 10 anos
13/08/2025
(Foto: Reprodução) Andaime ocupa calçada na Zona Oeste de SP há 10 anos e preocupa pedestres
Gianvitor Dias/TV Globo
Moradores do bairro da Água Branca, na Zona Oeste de São Paulo, reclamam de um andaime que atrapalha a passagem de pedestres e que está no mesmo local há 10 anos. Segundo eles, o problema principal não é apenas a circulação, mas o tempo que a estrutura permanece na calçada.
O andaime, que tem mais de 60 barras metálicas, está instalado na calçada de uma rua movimentada da região.
"Deveria ser uma coisa provisória. E não é. Virou parte do prédio agora também. E da calçada. Então, acho que dificulta também as pessoas passarem. Se torna um lugar perigoso também para passar", disse o motoboy Julio Cesar Dias.
A estrutura tem aproximadamente 4 metros de altura e 15 metros de largura. Mas não são as dimensões que incomodam os moradores, e sim a demora na retirada.
Imagens mostram que o andaime foi instalado por volta de 2015 e, desde então, nada mudou, a não ser o fato de estar cada vez mais deteriorado.
"Eu moro aqui há 14 anos, e o prédio sempre teve assim, bem caindo aos pedaços. Há uns 10 anos colocaram o andaime. A gente achou que iam fazer alguma reforma, mas acabou que não fizeram, nunca", afirmou a empresária Fernanda Collet.
Andaime ocupa calçada na Zona Oeste de SP há 10 anos e preocupa pedestres
Gianvitor Dias/TV Globo
O prédio onde está o andaime foi construído na década de 1920 e é considerado centenário. Ele fica na Rua Carlos Vicari, número 211, endereço que aparece até hoje em embalagens antigas de café.
Por mais de oito décadas, o local abrigou a Refinaria e Torrefação Santa Ifigênia, uma importante fábrica de café e açúcar para a história da Água Branca. A chaminé da antiga fábrica ainda está de pé. Em 2012, o prédio foi tombado pelo Conpresp por seu valor histórico.
"Já que é histórico, tinha que dar uma arrumada, para a gente não ficar com medo. Passa sempre gente correndo aí debaixo com medo de cair alguma coisa na cabeça. Tudo velho, caindo aos pedaços. Está perigoso", disse a dona de casa Vanilda Gonçalves.
Registros indicam que o local funcionou como estacionamento nos anos 2000 e está sem uso há cerca de duas décadas. Hoje, pertence a um supermercado vizinho. Apesar do abandono, o fluxo de pedestres na calçada é intenso, com muita gente passando por baixo da estrutura diariamente.
"E é triste ver, porque você percebe que as outras casinhas estão todas arrumadinhas, bonitinhas, e essa parte aqui do bairro está bem decadente", completou Fernanda.
A Subprefeitura da Lapa informou que o imóvel pertence ao Sonda Supermercado e que a empresa foi multada, em maio deste ano, por obstruir o passeio público.
Em nota, o Sonda disse que tenta, desde 2013, impugnar o tombamento do prédio, argumentando que a construção já está descaracterizada.
A empresa afirmou também que as condições atuais do imóvel inviabilizam o restauro. Como não é possível demolir nem restaurar, a solução foi instalar o andaime para conter a estrutura e garantir segurança aos pedestres. Segundo a nota, no entanto, o andaime também precisa de manutenção.
Andaime ocupa calçada na Zona Oeste de SP há 10 anos e preocupa pedestres
Gianvitor Dias/TV Globo